Prestadores iniciam suspensão de atendimentos ao Plansaúde em todo estado


Categoria afirma que não está recebendo pagamentos do governo. Estado afirma que vem pagando as faturas e recusas no atendimento devem ser informadas à administradora do plano. Central de atendimento do Plansaúde em Palmas Reprodução/TV Anhanguera O atendimento aos usuários do PlanSaúde foi suspenso em todo estado nesta segunda-feira (2) pelos prestadores de serviço. Segundo a categoria, o motivo é o atraso dos pagamentos por parte do governo estadual. A dívida está em R$ 50 milhões e alguns prestadores estariam sem receber a fatura referente a dezembro de 2018. "Essa fatura de dezembro não quer dizer que o atendimento foi naquele mês. São atendimentos feitos até 90 dias antes, em setembro, por exemplo. Isso coloca as empresas em desequilíbrio econômico financeiro", explica a presidente do sindicato da categoria, Maria Lúcia Machado de Castro. Os problemas no plano de saúde dos servidores públicos ocorrem há vários anos. O atendimento foi suspenso diversas vezes desde 2017. A última paralisação foi em março deste ano, quando servidores da região sul do estado ficaram sem realizar consultas e procedimentos. Entre 2017 e 2018, a categoria chegou a afirmar que a dívida com o Estado chegava a R$ 100 milhões. Parte do débito foi pago e o governo trocou a administração do plano no ano passado, prometendo melhorias no atendimento. Só que os problemas continuaram e as reclamações também. Em junho deste ano, o diretor do Plansaúde, Ineijamim Siqueira, explicou que uma reestruturação estava sendo feita e os transtornos ainda podem levar até três meses para serem totalmente resolvidos. Segundo a categoria, com a suspensão serão atendidos somente casos de urgência e emergência e procedimentos que já estavam agendados. "Eles disseram que estavam pagando, que estava cumprido, mas não é verdade. Além disso, a nova administradora está fazendo uma auditoria nos atendimentos e diminuindo os valores em até 40% no que eles acham que é devido. Não tem critério e não tem como recorrer", afirmou a presidente do sindicato. Outro lado A diretoria do Plansaúde informou que realizou uma força-tarefa para sanar os compromissos estabelecidos com os prestadores de serviços. Além disso, vem realizando um cronograma contínuo de pagamento de notas e fez repasses na última sexta-feira (28) e nesta segunda-feira (1). "Reuniões com prestadores de serviço vem sendo realizadas em todo o Estado, levantando os problemas existentes, buscando soluções e firmando compromissos, que vem sendo mantidos pela nova diretoria", diz a nota. Sobre a paralisação, a direção do Plansaúde informou que não recebeu registro de nenhuma reclamação de usuários quanto a falta de atendimento. Negativas de atendimento podem ser por meio dos telefones 0800 042 0382 ou (63) 2104-1427, para que a administradora busque solucionar a demanda. Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.


Fonte: G1

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