Facebook está desenvolvendo assistente de voz para competir com Alexa
O Facebook está desenvolvendo seu próprio assistente pessoal, nos moldes da Alexa, da Amazon, e do Google Assistente. A revelação foi feita pela CNBC, que conversou com dois ex-funcionários da empresa que participaram dos primeiros testes.
A preparação deste recurso está a cargo da divisão do Facebook responsável por realidade virtual e realidade aumentada, que desenvolveu dispositivos como o headset de realidade virtual Oculus. O líder da equipe é Ira Snyder, já oficialmente chamado de “diretor de realidade aumentada, realidade virtual e Facebook assistente”.
O Facebook confirmou que a inteligência artificial será guiada por voz, como a Alexa, e que poderá ser associada a dispositivos criados recentemente, como o Oculus e o Facebook Portal – um aparelho para chamadas de vídeo que funciona via Facebook Messenger, lançado no ano passado.
No Facebook Portal, a câmera identifica os interlocutores e os deixa sempre no centro da tela, aumentando e diminuindo o zoom quando necessário e permitindo conversas sem que as pessoas estejam sempre paradas no mesmo local.
Hoje, o aparelho funciona por comando de voz, mas depende de uma integração com a Alexa. Ele foi lançado apenas nos Estados Unidos e ainda não tem data para chegar ao Brasil.
O novo assistente terá um longo caminho para competir com os que já estão no mercado – sobretudo a tecnologia da Amazon. Hoje, a Alexa lidera esse mercado com 67% de participação, enquanto o Google Assistente tem 30%.
A empresa liderada por Mark Zuckerberg está, segundo a CNBC, estabelecendo contatos no mercado de alto-falantes para encontrar o melhor suporte para seu assistente – da mesma forma que a Alexa está normalmente associada ao Amazon Echo. No entanto, a ideia de fazer o assistente funcionar também nos óculos de realidade virtual e em outros dispositivos pode se tornar um diferencial a favor da rede social.
Fonte: Globo
Comentários
Postar um comentário