Startup quer pesar os passageiros dos aviões

Avião prepara para pousar em aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

A startup britânica Fuel Matrix desenvolveu uma forma de pesar passageiros de companhias aéreas antes do embarque. A empresa promete uma pesagem rápida e discreta, para evitar constrangimentos: bastaria o passageiro sentar em uma almofada equipada com eletrodos.

Por que essa deselegância, minha gente, por quê?

No Reino Unido, o peso dos passageiros é padronizado em 93 kg para os homens e 75 kg para as mulheres. Com a pesagem, as companhias aéreas teriam acesso a dados mais precisos. A ideia também está relacionada à sustentabilidade, afinal, o cálculo padrão estima uma pesagem muito maior do que ela realmente é, fazendo aviões dispensarem mais combustível que o necessário e, consequentemente, poluir mais.

Em entrevista ao Lonely Planet, o COO da Fuel Matrix, Nick Brasier, explica que a maioria dos voos chegam a queimar de 0,3% a 0,5% a mais de combustível devido ao excesso de peso. Para ele, a intenção da startup não é taxar passageiros que apresentem sobrepeso, mas sim fornecer dados suficiente às companhias aéreas de modo a melhorar até mesmo o conforto durante os voos. A tecnologia já é esperada em alguns aeroportos do Reino Unido.




Fonte: Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COSANPA 'sem força'

Mulher pede socorro por mensagem para Patrulha Maria da Penha em Suzano: 'Quando chegarem, já vou estar morta. Socorro'