Cada calça jeans no Brasil consome 5.196 litros de água, do plantio ao descarte
Desde o momento em que o algodão é plantado até o dia em que o consumidor se desfaz do produto, cinco anos depois, cada calça jeans consome 5.196 litros de água. O número está no estudo "Pegada Hídrica", resultado de uma parceria entre a Vicunha Têxtil (que forneceu os dados da cadeia produtiva), o Movimento Ecoera, que discute sustentabilidade na moda, e a consultoria H₂O Company.
O objetivo é que as empresas usem os dados do projeto como base para avaliarem suas linhas de produção e descubram qual etapa impacta mais o meio ambiente. “A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Analisar o ciclo do jeans foi apenas um pretexto para levantar questões mais profundas”, diz Chiara Gadaleta, fundadora do Movimento Ecoera. “A partir desse número, abrimos uma discussão sobre o uso da água dentro do setor da moda”.
Segundo Claudio Bicudo, CEO da H2O Company, o jeans não é o vilão dessa história. “O uso de água é natural durante a produção têxtil. Mas, com esses dados, que cobrem um período de cinco anos, vai ser possível descobrir em que momento o impacto é maior, e em quais mudanças vale a pena investir”.
Em termos de volume de água utilizado, a fase de plantio do algodão é a campeã: são mais de 4.200 litros por calça produzida. Apesar disso, esta não é a etapa que mais impacta o meio ambiente. Isso pode ser explicado pelos diferentes indicadores de pegadas hídricas, criados pela organização The Water Footprint Network (WFT). No caso do plantio, metade da água utilizada tem uma "pegada hídrica verde" - isto é, é fornecida naturalmente pelo meio ambiente, por meio das chuvas.
As etapas de tecelagem e da limpeza feita em lavanderias têm uma "pegada cinza": o nome é dado à água que a natureza precisa utilizar para dissolver os poluentes ou elementos químicos devolvidos ao meio ambiente, seja pela produção ou pelo processo de limpeza. No caso da tecelagem, são consumidos 127 litros por peça. Durante as lavagens feitas fora de casa, a estimativa é que sejam gastos 362 litros consumidos ao longo de cinco anos.
De acordo com a pesquisa, umas das etapas com maior impacto no meio ambiente é o período em que a calça é utilizada pelo consumidor final. Ao longo de cinco anos, ele lava o jeans, em média, a cada 15 dias, o que resulta num gasto de 460 litros por calça. Esse consumo é considerado "pegada azul", já que não retorna para a natureza. “Além da quantidade de água, o consumidor também precisa prestar atenção nos produtos utilizados na lavagem”, diz Bicudo.
Além do estudo, o projeto "Pegada Hídrica" incluiu a criação de uma plataforma chamada “A Moda pela Água”. Segundo Chiara, a meta é reunir empresas, consumidores, governo e terceiro setor para discutir as mudanças que precisam ser feitas no consumo e na produção de moda, a fim de chegar a um modelo mais sustentável. "Queremos que cada um se torne 'guardião' da causa, e passe a mudar comportamentos e políticas."
Segundo Marcel Imaizumi, diretor de operações da Vicunha Têxtil, é possível tornar a cadeia produtiva mais sustentável e ainda ter ganho financeiro. "Hoje nós pagamos R$ 2,70 com cada metro cúbico de água usado na produção", diz. "Se alcançarmos a nossa meta de diminuir esse consumo em 60%, já saimos em vantagem."
Marisa, Farm e Damyller são algumas das marcas que já se comprometeram com a proposta. “Essas marcas estão analisando cada etapa de sua cadeia e desenhando parcerias para reduzir o desperdício de recursos hídricos”, diz Chiara. “A moda tem o poder de viralizar uma mensagem. Temos que usar isso ao nosso favor.”
Fonte: Globo
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