Por que você não deve carregar o celular no aeroporto
As estações para carregar o celular com entradas USB têm se tornado mais comuns nos grandes aeroportos. No entanto, elas podem representar um grande risco para a sua privacidade. Segundo Caleb Barlow, vice-presidente de Análise de Ameaças X-Force na IBM Security X-Force Threat Intelligence, hackers podem instalar um malware nas entradas de USB. Quando você conecta o celular, o vírus se instala no seu aparelho ou faz o download dos seus dados.
A alternativa mais segura continua sendo levar o seu próprio carregador de casa e plugá-lo em uma tomada. “Conectar-se a uma entrada de USB pública é como encontrar uma escova de dentes na beira da estrada e decidir colocá-la na boca. Você não tem ideia de onde ela passou ”, diz Barlow à Forbes.
Se mesmo assim você quiser se arriscar a usar as entradas de USB dos aeroportos, Barlow recomenda um tipo de pen drive que bloqueia a passagem de dados do seu celular, chamado de Juice Jack Denfender. “O dispositivo impede que qualquer dado passe pelo cabo”, afirma. O aparelho é usado por agências governamentais para segurança digital contra possíveis ataques.
Barlow ainda aconselha não usar nenhum acessório eletrônico esquecido no aeroporto, como um cabo de carregador. "Digamos que eu seja um cara com más intenções”, diz. “Em vez de instalar algo na estação de carregamento, é mais fácil deixar para trás o meu cabo, com um chip extra que implanta o malware no seu celular.”
De acordo com uma pesquisa da IBM Security de 2019, o setor de transportes é o segundo a sofrer mais ataques por hackers. Desde janeiro do ano passado, 566 milhões de registros ligados aos setores de viagem e transporte foram vazados ou comprometidos.
Fonte: Globo
Comentários
Postar um comentário