Mudanças no sistema de cobrança de energia confundem moradores de Itaquaquecetuba; contas chegam a superar R$ 1 mil

Eles dizem que aumento ocorreu depois que EDP implantou um sistema mais moderno na Estrada do Campo Limpo. A concessionária afirma que se ficar comprovado que o valor pago não condiz com o consumo irá ressarcir o consumidor. Moradores de Itaquaquecetuba reclamam de oscilações no valor da conta de luz A conta de energia de muitas famílias de Itaquaquecetuba tem oscilado a cada mês. O problema, segundo eles, começou quando a EDP São Paulo mudou o sistema. A concessionária afirma que se ficar comprovado que o valor pago não condiz com o consumo irá ressarcir o consumidor. Na Estrada do Campo Limpo, o morador Luciano Antunes da Silva conta que o valor pago, na mesma bandeira tarifária mudou de um mês para o outro, sem que a quantidade de consumo fosse alterada. “Em um mês vem R$ 140, outra vez R$ 130 e depois vem mais de R$ 700, aí baixa para R$ 300 e vai para mais de R$ 1 mil. A gente não entende e quer pagar pelo certo.” Antônio Rodrigues da Silva também não entende o cálculo. Ele tenta comparar a cobrança com a casa que tem em Guarulhos, mas também se sente confuso. “Na minha casa em Guarulhos são seis cômodos, três quartos, sala, cozinha e dois banheiros. Moram três pessoas e eu pago R$ 58. Aqui são três cômodos e recebi uma conta de R$ 1.142.” Os inquilinos foram embora porque não estavam dando conta de pagar tudo. Tatiana Santos Cerqueira conta que já procurou a EDP para tentar entender o sistema de cobrança. “A gente vai lá, pede explicações e dizem que temos que pagar porque foi o que consumimos. Se a gente não paga, fica sem luz porque eles cortam.” Os moradores afirmam que a confusão começou no final do ano passado, quando a EDP trocou a rede elétrica do bairro por uma rede inteligente, que à distância a empresa consegue ver o consumo e até mesmo cortar o fornecimento de energia elétrica caso a conta não seja paga. Os relógios analógicos também foram trocados pelos digitais. Em alguns aparelhos não dá para o consumidor ver quanto está sendo gasto e se o mesmo valor é o cobrado. O relógio na casa de Ana Cláudia Gomes não mostra o quanto foi gasto. Por isso as lâmpadas são de LED e a TV da sala fica o tempo todo fora da tomada. Ela mora com o marido e o filho de 3 anos, que é especial. Mesmo assim a conta da dona de casa está alta. “É complicado! A gente vai ficar no escuro? Fica crítico com fatura de R$ 300.” Regivânia Rodrigues Alves disse que, quando mudaram a rede, a EDP garantiu que a família pagaria a tarifa social, já que está desempregada e tem dois filhos. Porém, ela conta que desde dezembro o valor da conta só aumentou. “Em dezembro eu paguei R$ 38,98. Depois veio R$ 221,83. Agora, nesse mês, veio R$ 130,85.” Apesar da mudança ter acontecido em todo o bairro, não são todos os moradores que estão sendo tarifados. “Tem conta vindo zerada e as pessoas foram até a EDP, que orientou para ficar tranquilo que está em forma de teste.” De acordo com engenheiro de planejamento da EDP, Alexandre Rodello, o problema de morador Luciano Antunes da Silva pode ter sido um erro. “Se ele confirmar que o consumo de um mês para o outro foi exatamente o mesmo, é provável que tenha um erro no faturamento. Porém, se esse consumo varia no mês, a gente precisa entender o que aconteceu na casa desse cliente: se ele recebeu uma visita, se aumentou o consumo na casa e se instalou um equipamento diferente. Esses clientes podem entrar em contato com a EDP e nós iremos tratar todos esses casos que aconteceram. Essa reclamação não chegou até a gente. Nós estamos esse mês lá com os agentes sociais para visitar cada uma das residências dessa região e nós não iremos fazer o corte até que a gente entenda o que está acontecendo.” No caso da moradora Ana, que tem apenas uma geladeira em casa e três moradores, o engenheiro explica que o valor cobrado não precisa ter ligação com a quantidade de equipamentos e, sim hábitos de consumo. “O tamanho da casa e a quantidade de pessoas pode não indicar o consumo correto se tiver um defeito lá dentro, como uma fuga de corrente. Todo mundo que não concordar com o valor, que acha que o consumo está errado, pode entrar em contato nos canais de atendimento da EDP no 0800 721 0123.” Em casos em que fica comprovado que o valor pago não condiz com o consumo, a EDP afirma que irá ressarcir o consumidor. “Na próxima fatura nós devolvemos o valor para o consumidor. A EDP não fica com nenhum valor caso tenha sido cobrado indevidamente. Nós lembramos que, na região nós tínhamos uma rede que não era adequada e fizemos o crescimento dessa rede para atender a população do local visando a segurança e uma qualidade melhor. Pode haver a cobrança do valor retroativo e cada caso é um caso”, finaliza.


Fonte: G1

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