Como melhorar a memória em alguns minutos por dia
Cada vez mais bombardeados com informações e demandas por todos os lados, somos cobrados não apenas por dar conta de todas as tarefas, mas principalmente por lembrar de tudo. Da mesma forma que o nosso corpo é aperfeiçoado com exercícios físicos, a memória também pode ser lapidada quando dedicamos tempo a cuidar dela. Mas calma: essa tarefa não vai tomar muito tempo do seu dia. Com apenas alguns minutos, é possível ter progressos significativos. Confira a seguir seis dicas listadas pelo site Fast Company.
Corrija a postura
Pesquisadores da Universidade Estadual de São Francisco descobriram que, ao ficar em pé, sentar numa posição adequada ou inclinar o queixo para cima, nós conseguimos recordar memórias mais facilmente. Isso porque nessas posições o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro aumenta em até 40%.
Não sabe a melhor forma de corrigir a postura? Comece por afastar os ombros dos ouvidos e olhe para a frente.
Separe um tempo para as risadas
Se você precisava de uma desculpa para separar um tempo para aquela série de comédia, aqui está uma. Rir por 20 minutos pode aumentar a memória – pelo menos é o que indica a ciência.
Pesquisadores da Universidade de Loma Linda testaram dois grupos de adultos, mostrando a um grupo um vídeo engraçado de 20 minutos enquanto o outro grupo aguardava em silêncio. Em um teste de memória aplicado posteriormente, aqueles que riram tiveram uma pontuação melhor.
Os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no grupo que se divertiu foram significativamente menores. Além disso, a dose extra de endorfina também reduziu a pressão arterial e melhorou o humor – e esses dois fatores, juntos, também resultam em uma memória melhor.
Medite
Usar a meditação como uma forma de turbinar a memória não é uma grande novidade. A boa notícia é que o tempo que você deve dedicar à atividade não precisa ser muito longo. Sejam 2, 5 ou 10 minutos, já é possível obter resultados de grande impacto. O segredo é se concentrar em si mesmo e se desligar do ruído ao seu redor.
Se a meditação é algo novo para você, algumas dicas: sente-se em uma cadeira, feche os olhos e fique em silêncio. Respire fundo e mantenha a respiração em um ritmo lento e profundo. Uma forma de manter a concentração é pensar em relaxar grupos de músculos: testa, ombros, peito e por aí vai. Dessa forma, você consegue ensinar a sua mente a relaxar e a deixar um pouco de lado o falatório do dia a dia. O benefício? Aumento do foco e da atenção.
Tenha uma rotina matinal
Ter rotinas e hábitos também aumenta a memória. Por isso, em vez de levantar da cama no susto e sair de casa correndo todos os dias, estabeleça uma rotina para as suas manhãs. Se a sua memória te deixa na mão quando você precisa tomar um remédio, faça isso sempre junto com o café, por exemplo. Quanto mais entrelaçados estão os hábitos com a rotina, mais difícil esquecê-los.
Coma melhor
Para alguns pesquisadores, uma das razões pelas quais nossa memória falha é porque os radicais livres desgastam nosso DNA e nossa estrutura celular, o que resulta na oxidação do cérebro. O processo é semelhante a uma bicicleta enferrujando na chuva. Para evitar esse desgaste, ingerir alimentos que contenham antioxidantes, como frutas e verduras, pode ajudar.
De acordo com um estudo da Universidade de Reading e da Escola de Medicina de Peninsula Medical School, acrescentar mirtilos à sua dieta por doze semanas melhora o desempenho em tarefas de memória. Uma maneira fácil – e deliciosa – de manter seu cérebro funcionando perfeitamente.
Desenhe sua lista de tarefas
Um estudo recente da Universidade de Waterloo demonstrou como o ato de desenhar faz nosso cérebro trabalhar de maneiras que a escrita sozinha não consegue. Use isso a favor da sua memória. Desenhar ao invés de escrever a sua lista de tarefas pode fazer a memória funcionar tão bem quanto alguém décadas mais jovem.
Fonte: Globo
Comentários
Postar um comentário