Conheça alguns dos produtos de saúde mais inovadores apresentados no SXSW 2019
Cinco, seis anos atrás, temas relacionados a saúde e medicina não despertavam muito interesse no SXSW. Aos poucos, porém, as iniciativas voltadas para essas áreas têm recebido atenção. Na edição de 2019 do maior festival de inovação do mundo, algumas ganharam destaque.
Dos 13 vencedores do Interactive Innovation Awards, três são de saúde. Entre as 24 startups apontadas como as mais inovadoras, foram pelo menos duas. A seguir, Época NEGÓCIOS mostra algumas delas.
Apontada como uma das startups mais inovadoras, a ButtlerFly apresentou em Austin o iQ, aparelho de ultrassonografia portátil, cujos exames são exibidos na tela de um smartphone. Criado pelo biomédico americano Jonathan Rothberg, o dispositivo utiliza a inteligência artificial e realidade aumentada na análise das imagens.
Com o aval da FDA, a agência americana de controle de medicamentos e artefatos médicos, é vendido por cerca de US$ 2 mil. O iQ recebeu o 2019 Interactive Innovation Awards, na categoria Saúde, Medicina e Bio Tech. Recebeu ainda uma honraria especial como “best of show”.
Vencedor do 2019 Interactive Innovation Awards na categoria Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina, o iN é um assistente cognitivo que monitora tudo o que acontece dentro de um quarto de hospital.
+ Como inovar em saúde e finanças garantindo segurança e privacidade ao usuário
Com visão de 360°, o dispositivo detecta a presença (ou não) da enfermagem, indica os parâmetros clínicos dos pacientes e até analisa a movimentação deles na cama, interpretando sinais de desconforto e estresse. Criação da startup Inspiren, fundada em 2016 por Michael Wang, o iN está em implantação em um hospital do bairro do Queens, em Nova York.
A ideia de criar a startup veio quando um amigo da fundadora, a nigeriana Vivian Nwakah, morreu por ter tomado remédios falsificados. Um em cada dez medicamentos vendidos na África são adulterados ou não obedecem às regulações existentes. O maior problema, diz Vivian, está na distribuição dos produtos.
A Medsaf é uma plataforma online para a venda corporativa de medicamento. A startup pretende fazer o rastreamento dos remédios via QR code. Com 70 clientes, entre hospitais, clínicas e seguradoras, a Medsaf foi uma das homenageadas na SXSW Startup Night.
A categoria VR, AR & MR do SXSW Interactive Innovation Awards premia as iniciativas em realidades virtual, aumentada e mista. Este ano, a agraciada foi a FundamentalVR, pelo simulador Fundamental Surgery. Com o dispositivo, médicos e estudantes podem treinar as mais complexas cirurgias, de qualquer lugar do mundo.
Além de imagens perfeitas, o Fundamental Surgery reproduz os sons ouvidos durante uma operação de verdade. O treinamento é imprescindível à boa prática cirúrgica, e a nova tecnologia pode ser uma alternativa ao ensaio com cadáveres — caros e nem sempre acessíveis.
My Special Aflac Duck é o simpático pato da Sproutel. Social e interativo, o robô foi desenvolvido para ajudar as crianças em tratamento contra o câncer a lidar com a doença. Diferente dos robôs tradicionais, o pato dispensa câmeras e microfones.
Sensores espalhados por sua plumagem permitem que ele interaja com os pequenos. Desenvolvido em parceria com a seguradora americana Aflac, o dispositivo foi eleito o mais inovador da SXSW, na categoria robótica e hardware. Para o público, porém, o pato foi o número 1.
Fonte: Globo
Comentários
Postar um comentário