Funcionários da Amazon ouvem conversas entre Alexa e clientes, diz Bloomberg

O alto-falante Echo, da Amazon, funciona com a Alexa como cérebro (Foto: Divulgação)

 

O que você falado com a Alexa, assistente pessoal da Amazon, fica só entre vocês? Segundo uma reportagem da Bloomberg, a resposta é não: funcionários que trabalham na evolução da assistente digital ouvem as gravações de voz capturadas nas residências e escritórios dos proprietários do auto-falante Echo.

As gravações, ouvidas regularmente, são transcritas e depois inseridas no software como parte de um esforço para eliminar lacunas na compreensão da fala humana. A ideia é auxiliar a Alexa a responder melhor aos comandos.

A atividade é feita com aval dos consumidores, que deram permissão para que a empresa execute uma "etapa de verificação". A Amazon afirma que usa os dados “para treinar os sistemas de reconhecimento de fala e compreensão da linguagem natural” – e dá aos usuários a opção de discordar e sair. Mas não fica explicitamente claro que o treinamento envolve trabalhadores humanos, de países como Índia e Costa Rica.

O resultado do "aprimoramento da ferramenta", é que os trabalhadores ouvem o que não deveriam – como detalhes bancários ou nomes completos. Tais informações seriam classificadas como "dados críticos". Em outros casos, a empresa não estabelece procedimentos claros. Um exemplo colhido pela Bloomberg é o relato de dois funcionários que disseram ter ouvido "o que acreditam ser uma agressão sexual".

+ Amazon começa a testar assistente virtual Alexa no Brasil

Em resposta à Bloomberg, a Amazon afirma que captura "uma amostra extremamente pequena de gravações de voz da Alexa para melhorar a experiência do cliente".

A assistente virtual da Amazon já foi protagonista de outra polêmica. No ano passado, a Alexa gravou a conversa de um casal e enviou o áudio para outra pessoa nos Estados Unidos. Na ocasião, a empresa informou que a privacidade dos usuários é uma de suas prioridades e que a “ocorrência extremamente rara” seria investigada.




Fonte: Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COSANPA 'sem força'

Mulher pede socorro por mensagem para Patrulha Maria da Penha em Suzano: 'Quando chegarem, já vou estar morta. Socorro'